Relat Rio I
A pressão é uma das características principais de um campo de escoamento, quando se trata de mecanismos de medição. Em relação ao sistema de fluidos, a pressão pode ser caracterizada como absoluta ou relativa.
Em relação ao vácuo perfeito, a pressão utilizada é a absoluta (pressões positivas). Já em relação à medidas de pressão atmosférica local, a medida de pressão utilizada é a relativa (pressões positivas e negativas). Quando uma pressão for definida como negativa, pode ser também referida como vácuo.
Quando tratamos de um fluido em repouso, a pressão na direção vertical é negativa, e decresce. O mesmo acontece quando o peso específico do fluido varia (o ar e outros gases, por exemplo). Já se tratando de um fluido incompressível, as variações da massa específica e da aceleração da gravidade são provocativas das variações do peso especifico de um fluido.
Esta variação de massa especifica encontrada nos líquidos, é desprezada quando as distâncias verticais envolvidas são significativas. Esta distribuição de pressão é denominada hidrostática (pressão aumenta para que possa haver um equilíbrio devido à profundidade).
Para a realização das medidas de pressão acima citadas, foram utilizados manômetros de tubo em U. Para tanto, se fez necessário verificar a influência do peso especifico do fluido manométrico. A seguir, demonstraremos as medidas de pressão em escoamento de ar realizadas no experimento.
2. OBJETIVOS
Realizar medidas de pressão de ar por meio de manômetros de tubo em “U”;
Familiarizar-se com o conceito de pressão relativa;
Verificar a influência do peso específico do fluido manométrico.
3. RESUMO TEÓRICO
A medida de pressão por meio da coluna de fluido é baseada na seguinte equação da estática: dp/dz = -
Equação 1
p = pressão em N/m2 em unidades do SI, ou kgf/m2 no sistema técnico de engenharia; z = cota em metros;
= peso específico do fluido em N/m3 em unidades SI ou kgf/m3 no sistema técnico.
4. MATERIAIS E MÉTODOS Temos como