Metodologias de Educa o dos Surdos
EDUCAÇÃO DOS SURDOS
Oralismo
Comunicação Total
Bilinguismo
Qual o Melhor Método para promover
Educação dos Surdos?
Durante séculos os surdos ficaram a margem da sociedade.
Oralismos é um método que visa integrar o surdo na comunidade.
A comunicação total foi outro método utilizado na educação das crianças surdas. O bilinguismo é um método que privilegia a língua de sinais LIBRAS.
ORALISMO
As técnicas utilizadas no método oralista eram:
O treinamento auditivo – consiste em estimular, através de aparelhos, a audição para o reconhecimento e discriminação de ruídos ambientais e sons da fala.
O desenvolvimento da fala – prática de exercícios para a mobilidade e tonicidade dos órgãos como lábios, mandíbulas, língua, etc. E exercícios de respiração e relaxamento
A leitura labial – treinamento para identificar palavra falada através da decodificação dos movimentos orais do emissor.
O uso desta técnica possibilitou aos surdos perceberem os aspectos articulatórios dos lábios e da língua.
Comunicação Total: Filosofias educacionais para surdos
A preocupação da Comunicação Total são os processos comunicativos entre surdos e surdos, e entre surdos e ouvintes.
A Comunicação Total considera o surdo com características diferentes do Oralismo.
A Comunicação Total defende a utilização de inúmeros recursos linguísticos, tais como, a língua de sinais; língua oral; códigos manuais, entre outros.
Avanço da Comunicação Total
Como um avanço da Comunicação Total surge a metodologia Bilíngue, que aceita a convivência entre a língua de sinais e a língua falada.
O Bilinguismo tem como pressuposto básico que o surdo deve ser Bilíngue, ou seja, deve adquirir como língua materna a língua de sinais, que é considerada a língua natural dos surdos e, como Segunda língua, a língua oficial de seu país
A filosofia bilíngue acredita que o desenvolvimento cognitivo, afetivo, sociocultural e acadêmico das crianças surdas não