Ficha de leitura
SOUZA, Verônica dos Reis Mariano. Gênese da Educação dos Surdos em Aracaju / Verônica dos Reis Mariano. São Cristóvão: Editora da UFS. 2010.
OBJETIVO DO AUTOR
Nesta obra, o objetivo da autora foi investigar e analisar a origem da escolarização do surdo em Aracaju, com foco nos primeiros movimentos reais nesse seguimento, que datam das décadas de 60, 70 e 80 do século XX. Bem como contribuir para introdução da educação do surdo na historiografia educacional sergipana e motivar outros pesquisadores no desenvolvimento de trabalhos que não só deem continuidade, como aprofundem as discussões levantadas.
RESUMO
Nas escolas é notável a dificuldade de inclusão dos alunos surdos, não só deles como e outros alunos “diferentes”. Isso porque a escola segue o modelo das classes dominantes, tratando de forma preconceituosa a diversidade, tratando com deficiência as diferenças.
Um motivo para esta falha seria a desatenção que é dada para pratica da educação e surdos na formação dos educadores, além dos preconceitos já consagrados na sociedade.
Constatando que mesmo com vários autores consagrados em Historia da Educação, quando se trata de Educação Especial existe um vazio bibliográfico. Assim o objetivo da obra foi investigar e analisar os primórdios da escolarização de surdos em Aracaju. Para isso foi necessário buscar informações em diversos tipos de fontes, desde documentos, até depoimentos de pessoas que vivenciaram este processo.
Observando os olhares sobre a condição de surdez e de pessoa surda. Analisou-se desde a visão jurídica e médica, a legislação relacionada direta ou indiretamente, até as implicações sociais e históricas da falta de audição.
Na educação existe uma polemica quando a melhor maneira de escolarizar o surdo, que fica dividida entre ensinar a língua oral ou a língua de sinais. A princípio, os oralistas defendiam que a língua oral deveria ser ensinada a todos os surdos, já na década de 1970, a