UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA
O texto ira relatar sobre conceito de saúde e desenvolvimento histórico, buscando compreender como são abordados os conceitos e as ideias relacionadas à saúde e as doenças desenvolvidas hoje ao longo da historia.
Os conceitos de saúde e doença passaram e ainda passam a muitas variações no decorrer da historia relaciona as influencias de cada época e de cada povo. Em toda a historia a saúde e a doença foram se adequando conforme princípios e costumes com as contribuições de médicos e teóricos do seu tempo.
O conceito de saúde deve ser considerado mais um processo do que um produto. O tema saúde tem uma longa historia que, no entanto,é um processo qualitativo complexo que define o funcionamento completo do organismo.
Para Hipócrates a saúde era baseada no equilíbrio de quatro elementos; bile amarela, bile negra, fleuma e sangue. Ou seja doenças se deveriam a um desequilíbrio entre os humores, cuja causa principal seria as alterações devidas aos alimentos, os quais, ao ser assimilados pelo organismo, dariam origem aos sintomas das doenças. Ele via o homem como uma unidade organizada e entendia a doença como uma desorganização deste estado
Já o suíço Paracelsus, afirmava que as doenças eram provocadas por agentes externos ao organismo. Ele propôs a cura pelos semelhantes, baseada no princípio de que, se os processos que ocorrem no corpo humano são químicos,os melhores remédios para expulsar a doença seriam também químicos, e passou então a administrar aos doentes pequenas doses de minerais e metais.
Pascal dizia que a enfermidade é um caminho para o entendimento do que é a vida, para a aceitação da morte, principalmente de Deus.
Segundo os autores ,esse estado de bem-estar e de conforto, tenderíamos dizer que saúde é antes de tudo em fim, um objetivo a ser atingido, não se trata de um estado de bem-estar, mas de umestado do qual procuramos nos aproximar. Nos afirma a OMS que "Saúde é o estado do mais completo