UNIVERSIDADE DE SALVADOR
MATHEUS DANTAS BARBOSA SOTTERO MACEDO
MR05
- Norma Básica: norma de abrangência ampla ou que contém prescrições gerais para um campo específico. Pode ser utilizada como norma para a aplicação direta ou como base para outras normas.
- Norma de terminologia: estabelece termos, geralmente acompanhados de suas definições e, algumas vezes, de notas explicativas, ilustrações, exemplo, etc.
-Norma de ensaio: estabelece métodos de ensaio, suplementada algumas vezes com outras prescrições relacionadas com o ensaio, tais como amostragem, uso de métodos estatísticos, seqüência de ensaio.
- Norma de produto: especifica requisitos a serem atendidos por um produto ou grupo de produtos, para estabelecer sua adequação ao propósito; pode, diretamente ou por referência, incluir, além dos requisitos de adequação ao propósito, outros aspectos, tais como terminologia, amostragem, ensaio, embalagem e etiquetagem e, às vezes, requisitos de processamento. Uma norma de produto pode ser completa ou não, quer especifique a totalidade ou somente parte dos requisitos necessários, sob este aspecto, pode-se se distinguir normas dimensionais, normas relativas a materiais, normas técnicas de fornecimento.
- Norma de processo: especifica requisitos a serem atendidos por um processo para estabelecer uma adequação ao propósito.
- Norma de serviço: especifica requisitos a serem atendidos por um serviço para estabelecer sua adequação ao propósito. Podem ser separada em campos como lavanderia, hotelaria, transporte, manutenção de veículos, telecomunicações, seguros, operações bancárias, comércio.
- Normas de interface: especifica os requisitos relativos à compatibilidade de produtos ou sistemas em seus pontos de interligação.
- Normas sobre dados a serem fornecidos: contém uma lista de características onde valores ou outros dados são indicados, a fim de especificar um produto, processo ou serviço. Algumas normas, tipicamente, fornecem os dados a serem declarados pelos