1 Viagem Mission ria
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Atos 13:2
Os discípulos, acompanhados por um rapaz chamado Marcos, iniciaram a missão na cidade chamada Salamina, em Chipre, atualmente território da Turquia(vs. 5). Ali pretendiam pregar nas sinagogas, mas perceberam que muitos judeus não aceitavam a versão sobre Cristo e decidiram então pregar aos gentios.
De Salamina Paulo partiu para Pafos, onde amaldiçoou com cegueira um mágico que tentava reverter a fé de judeus e gentios(vs. 11). Depois partiram para pregar em Perge, onde Marcos decidiu deixá-los e retornar(vs 13). Seguiram para Antióquia da Psídia(vs 14). Nessa cidade Paulo ensinou aos judeus que Jesus veio da semente de Davi.
Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel
Atos 13:23
Muitos judeus se levantaram contra os ensinamentos do apóstolo. Paulo então prega novamente aos gentios (vs 46) . Os judeus, ao verem os gentios se convertendo e recebendo salvação, mobilizaram parte da cidade que não estavam com o apóstolo e expulsaram de lá Paulo e Barnabé (vs 50).
Partindo para Icônio (vs 51), os apóstolos pregaram para judeus e gregos (14: 1). A cidade ficou dividida, muitos acreditavam na Palavra, enquanto os outros planejavam apedrejar Paulo e Barnabé, que partiram ao saber do motim (vs 4).
Chegando a Listra, Paulo pregava o evangelho e curou um paralitico que chegou até ele com fé (vs 10). Vendo isso, a população da cidade atribuiu a Paulo e Barnabé título de deuses (vs 11 e 12). Paulo, se recusando a receber sacrifícios, foi apedrejado e arrastado para fora da cidade (vs 19).
Os apóstolos seguiram pregando em Derbe, onde a mensagem da salvação foi aceita e muitos