Universidade de salvador
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Camilla Ribeiro
Materiais de Construção
Relatório
Salvador
2015
Relatório
Caracterização da areia
Ensaio:
Foi realizado com o objetivo de determinar a massa especifica do agregado miúdo, sendo areia o material utilizado.
Primeiro foi coletado o material escolhido, que anteriormente estava em uma estufa para secagem, após as 24 horas já com o material seco, começamos ensaio. Inicialmente é preciso determinar a massa unitária do agregado seco. Com a ajuda de um recipiente, o material foi despejado em outro recipiente de forma uniforme e contínua, sem compactar o material, e após pesado, chegamos ao valor da areia seca, 500g.
Logo após foi colocado 200ml de água no frasco e em seguida acrescentou-se 500g de areia. Nesta fase é preciso que o material esteja bem homogêneo, para que o ensaio seja bastante preciso, deve ser feita uma mistura contínua e rápida, pois, quando mais se demora mais se perde umidade. Após esse processo de mistura, através do volume obtido é realizado um cálculo, cujo o resultado é a massa especifica.
Para achar o teor de umidade da areia é feito outro processo, onde se coloca 50g de areia úmida em uma bacia e usa-se álcool para produzir fogo, assim secando a areia e depois disso este será medido em uma balança, a massa de areia seca que ficou ajudou a descobrir a massa de agua que tinha antes e também o seu teor de umidade.
Por fim a areia foi lavada, retirando os resíduos pulverulentos para obter a areia pura.
Já para acha o coeficiente de inchamento foi colocado 1kg de areia e acrescentado 50ml de água, dessa forma se obteve a nova massa de areia e seu peso.
Caracterização da brita
Ensaio:
Para determinar a massa especifica do agregado graúdo, sendo brita o material utilizado. Foi utilizado o método do picnômetro onde é calculado o volume de grãos e a massa específica.
Primeiramente foi utilizado 700g de brita seca e 1313,81g de agua medida pelo