UNIVERSIDADE SALVADOR Quimica 1
DEPARTAMENTO DE QUIMICA TECNOLOGICA
ENGENHARIA CIVIL
PRIMEIRA PRÁTICA DE QUIMICA
WANESSA DE OLIVEIRA BARBOSA COELHO ALENCAR
FEIRA DE SANTANA BAHIA BRASIL
2015
UNIVERSIDADE SALVADOR
DEPARTAMENTO DE QUIMICA TECNOLOGICA
ENGENHARIA CIVIL
PRIMEIRA PRÁTICA DE QUIMICA
WANESSA DE OLIVEIRA BARBOSA COELHO ALENCAR
RELATÓRIO REFERENTE À PRIMEIRA AULA PRÁTICA DE ENGENHARIA CIVIL DO DEPARTAMENTO DE QUIMICA TECNOLOGICA. TURMA: 2015.1. PRIMEIRO SEMESTRE. PROFESSORA FERNANDA MASANI
FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL
2015
1) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA VIDRARIAS E SUA PRECISÃO
Recipientes usados em laboratório em práticas diárias nas manipulações de reagentes. Por haver diversos tipos, há variações em sua precisão quanto a algumas medidas e sua exatidão.
Além da escolha da vidraria correta para o experimento pretendido, tem-se que verificar as condições em que o tal se realiza, pois existem fatores que interferem na calibração e/ou reação de determinada vidraria e/ou equipamento, entre eles estão a falta de higienização, alterações na pressão atmosférica e o aquecimento de um equipamento não recomendado para tal tarefa.
MEDIDAS DE TEMPERATURA
Uma das características de ocorrência de reações químicas e a liberação ou absorção de calor (exotermia ou endotermia), portanto, daí a necessidade de se conhecer certos processos para identificar o acontecimento de alguma reação.
OBJETIVO
Aprimorar tecnicas e conhementos num ambiente laboratorial, para utilização do mesmo com segurança e a importância da precisao das medidas, temperatura para com o experimento desejado.
MATERIAIS
Becker 100 mL , pêra, proveta, pipeta volumétrica, pipeta graduada, balança de precisão, termômetro.
REAGENTES
Agua destilada
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Inicialmente aferimos a temperatura da agua, pesamos o becker, adicionamos 10mL de agua , pesamos novamente , conferindo assim a massa do reagente, repetimos o procedimento nove vezes , utilizando para o