Apresenta o AMA AME
• A AMA tem como função o atendimento não agendado de pacientes portadores de patologias de baixa e média complexidade nas áreas de clínica médica, pediatria e cirurgia geral ou ginecologia.
• A AMA funciona de 2ª a sábado, das 7h às 19h, com uma equipe composta por 2 médicos clínicos, 2 médicos pediatras e 1 médico cirurgião geral ou ginecologista, além de 2 enfermeiros, 4 auxiliares de enfermagem por turno, 4 agentes administrativos e 3 técnicos de RX.
• O objetivo das AMAs é ampliar o acesso de pacientes que necessitam de atendimento imediato, racionalizar, organizar e estabelecer o fluxo de pacientes para as UBS, Ambulatórios de Especialidades e Hospitais.
• A gestão das AMAs está sendo compartilhada entre SMS e parceiros públicos ou privados. Os recursos humanos, adequação física, aquisição de equipamentos e mobiliários são responsabilidade dos parceiros, por meio de assinatura de convênio, com metas pré-estabelecidas. Os insumos serão de responsabilidade de SMS.
• As características de cada AMA pode admitir alterações, de acordo com as necessidades locais, podendo funcionar
24 horas, ou ter outra configuração na equipe médica. A produção das AMAs está em torno de 200/300 atendimentos/dia. • É um modelo inovador de assistência de atenção básica à saúde criado para ampliar e absorver a demanda da dos usuários com quadros agudos de baixa e média complexidade garantindo o enfoque do risco e a continuidade de promoção, prevenção e assistência à saúde nas UBS.
Em 2007, o Governo do estado de São Paulo implantou o AME (Ambulatório Médico de Especialidade) que desafoga a superlotação de pessoas nas Santas Casas e Prontos Socorros.
No AME os pacientes passarão na mesma data por consulta e exames – até o retorno com o médico poderá ocorrer no mesmo dia. Até então, sem os AMEs, as pessoas passavam em determinado dia pela consulta, agendando exames e retorno para outras datas.
Cada um deles vai dispor de modernos equipamentos, como eletrocardiograma,