UNIVERSIDADE SALVADOR
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Aldenise Luiza da Silva Siqueira
Roseilda Marinho da Silva
Sâmella Soraya de Souza Alves Mello
Redução de riscos para pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica.
Juazeiro
2014
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Aldenise Luiza da Silva Siqueira
Roseilda Marinho da Silva Sâmella Soraya de Souza Alves Mello
Redução de riscos para pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Atividade Coordenada Interdisciplinar VIU do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Dinsjani Pereira.
Juazeiro
2014
Os impactos do trabalho com grupos de famílias que convivem com Hipertensão no seio familiar na Unidade de Saúde Mussambê.
O aumento da pressão arterial é um fator de risco que apresenta um alto custo médico, por ser uma doença crônica de difícil tratamento e que são decorrentes principalmente de suas complicações quando não tratadas corretamente. Assim a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo um dos mais importantes fatores de riscos para a população. O histórico do tratamento e acompanhamento da saúde no Brasil, revela o longo caminho percorrido na implementação de políticas que veio a abranger o tratamento da hipertensão assim garantindo-lhes o máximo de direitos possíveis para que se tenha uma vida digna, buscando a consolidação de uma rede de assistência em saúde focada na integração do sujeito com as políticas assistenciais e o tratamento eficaz de sua doença, dessa forma é necessário uma estratégia organizada e centraliza da privilegiando espaços que se agrega ao tratamento garantindo-lhe o direito de exercer sua cidadania e participação social. A partir desse pressuposto este