Bollywood
26/03/12 - 13h45 por Redação Cinema em Cena
Fachada dos estúdios Ramanaidu, no sul da Índia.
Reportagem por Rafael Sette Câmara, especial para o Cinema em Cena
Qual o nome da indústria de cinema indiano que produz uma grande quantidade de filmes todos os anos? Siga as dicas: o nome foi inspirado na americana Hollywood, ainda na década de 30, e ali foram produzidos alguns dos primeiros filmes falados da Índia. Se você está confiante de que a resposta é Bollywood, prepare-se para se surpreender.
Bollywood é o mais importante centro de produção de filmes da Índia, é verdade. Na Índia, é preciso apenas ligar a televisão ou folhear uma revista de fofocas para comprovar isso – manchetes como “veja como vivem as estrelas de Bollywood” estão em todo lugar. A importância de Bollywood é tão grande que a palavra virou até sinônimo do cinema indiano como um todo, não muito diferente do que acontece com Hollywood e todos os demais filmes americanos. Mas a Índia, país de bilhões de faces, tem mais a oferecer quando o assunto é cinema. Bollywood é o apelido dado apenas ao cinema feito pelos estúdios de Mumbai, maior cidade da Índia e que até 1995 se chamava Bombaim – daí o “Bo” dessa Hollywood à laÁsia. Antes que eu me esqueça, outra importante característica dos filmes bollywoodianos é a língua: todos são em hindi.
O hindi é o principal idioma do país, mas passa longe de ser o único. É falado por 75% da população (cerca de 800 milhões de pessoas, coisa pouca). O que significa que, segundo o Censo de 2011, sobram só uns 400 milhões de habitantes que falam outras línguas, algo como a população do Brasil multiplicada por dois. Essa verdadeira multidão adota um dos outros 20 e poucos idiomas oficiais da nação. E isso sem falar naqueles que falam mais de uma língua ou nos milhares de dialetos, mas aí já é outra história.
Fachada dos estúdios Ramanaidu, no sul da Índia. Satyajit Ray (foto), considerado por muitos o maior