Cinema Indiano
DE BRASÍLIA- IESB
Cinema Indiano
Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília
Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB
Disciplina: História do Cinema
Professor: Ciro Marcondes
Alunos: Laís Araújo
Índice
Contextualização Histórica
2
Definição Estética
4
Exemplos
6
Bibliografia
8
Contextualização Histórica
Os indianos foram apresentados à técnica cinematográfica no dia 7 de julho de
1896, através da exibição de algumas películas dos irmãos Lumiére, no Hotel Watson, na cidade de Bombain, hoje conhecida como Mumbai. Neste mesmo ano uma empresa da Índia, a Madras Photographic Store, assumiu a publicidade deste gênero artístico.
As apresentações de cinema no território indiano tiveram início em 1897, com mostras de filmes organizadas pelo Clifton and Co.’s Meadows Street Photography Studio.
O primeiro filme documental realizado na Índia foi produzido por Harischandra
Sakharam Bhatavdekar, mais conhecido como Save Dada, em 1897 – registrou um episódio de luta livre, organizado nos Hanging Gardens, em Bombaim. Ele também foi pioneiro na realização de filmes do gênero noticioso. Quanto às produções comerciais, algumas tentativas já foram promovidas neste período, com empreendimentos como os de F. B. Thanewala e J. F. Madan, que fundou a Madan Theatres Limited, maior estúdio produtor e negociante de filmes norte-americanos no cenário pós-Primeira
Guerra Mundial. O primeiro filme indiano de longa-metragem foi Pundalik, de N. G.
Chitre e Dadasaheb Torne, lançado em 1912. Dadasaheb Phalke torna-se um grande nome do cinema indiano com a produção Raja Harishchandra, permanecendo célebre até o nascimento do cinema falado, sempre na defesa da abordagem de assuntos especificamente indianos nas telas cinematográficas.
Na década de 20 o volume de filmes produzidos na Índia já é significativo. Nos anos 30 emergem novos estúdios e uma safra mais