Trabalho Sistemas de Info
R:
63 – Diferencie a solução de Peterson daquelas que usam variáveis de travamento. R: A solução de Peterson usa duas variáveis, travamento e intenção, e duas funções que colocam e tiram o processo da área crítica, já a de variáveis de travamento usa apenas uma variável compartilhada que define “quem” entra na região critica.
64 – O que são instruções TSL? São suportadas por qual linguagem? Explique seu funcionamento. Como podem ser utilizadas na implementação da exclusão mútua? R: São instruções atômicas que gerenciam os processos. Assembly. Podem ser usadas para gerenciar.
65 – Defina Deadlock
R: Um conjunto de processos estará em situação de deadlock se todo processo pertencente ao conjunto estiver esperando por um evento que somente um outro processo desse mesmo conjunto poderá fazer acontecer, ou seja ficam bloqueados.
66 – Soluções de exclusão mútua sem espera ocupada devem priorizar o uso de algoritmos de escalonamento baseados em prioridade estática? Justifique a sua resposta R: Não, pois soluções de exclusão mutua se utilizam de variáveis contadoras de prioridade, e precisam de algoritmos que competem a isso.
67 – Explique o funcionamento das primitivas sleep/wakeup utilizadas na implementação da exclusão mútua sem espera ocupada. Quando estas técnicas falham? Qual uma possível solução?
R: Sleep () : coloca o processo para dormir (fila de bloqueado), wakeup (proc) : acorda o processo que estava na fila de bloqueado. Falham quando um processo que ainda não foi para a fila de bloqueados recebe um sinal de wakeup. A Solução é o uso de “n” bits para contar a quantidade de wakeups que um processo recebeu.
68 – Explique o funcionamento dos semáforos. Quais são as operações suportadas por eles? Quais as vantagens desta técnica sobre a anterior?
R: Se utiliza de Variáveis inteiras não negativas