Universidade- criação e produção de conhecimento
1° Período do curso de Direito
Metodologia científica
Profª Márcia Valéria
Aluna Mayara Cruz da Silva
Resenha
Universidade- criação e produção de conhecimento
São Luís, 2014 O processo de conhecimento do homem está vinculado à escola, importante componente do sistema educacional brasileiro, que por sua vez organiza-se em graus, sendo o ensino superior, a universidade, o foco de estudo desse trabalho.
Durante a Antiguidade Clássica, Grécia e Roma foram palcos de um rico desenvolvimento do conhecimento no Ocidente por meio das escolas. A figura do mestre, o professor, era tida como um modelo de aperfeiçoamento a ser seguido pelos discípulos, os alunos.
O surgimento da política, das viagens marítimas e a invenção da moeda, foram marcos de um novo momento histórico e de uma nova organização socioeconômica. Neste cenário a produção e o desenvolvimento intelectual galgavam sob a influência dessas novas “tendências”, carregando ainda caracteres de uma época mitológica ainda existente, porém decadente.
Essa produção foi interrompida por ocasião das Invasões Bárbaras entre os Séculos V e X. Retorna com força durante a Idade Média, momento em que nasce de fato a universidade. A Igreja Católica foi a responsável por unificar o ensino superior em um só órgão, tornando-se forte influência para o modelo de ensino da época marcado pelo dogmatismo e pelas imposições de verdades. Características do ambiente autoritário e impositivo desse período.
O período medieval foi marcado pelo forte domínio que a Igreja Católica exercia sob a sociedade. Neste contexto, não seria diferente dentro das escolas e centros de ensino, já que deter o poder sobre a