RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ARQUITETANDO UM PLANO DE AÇÃO
O presente TCC tem como objetivo o ensino da Matemática por meio da resolução de problemas, o qual tem sido assunto muito discutido e estudado por pesquisadores e educadores, devido à necessidade de prover conteúdos significativos à vida dos alunos. A investigação fundamentou-se em Polya
(2006), que propõe quatro etapas na resolução de problemas: compreender, planejar, executar e interpretar. A metodologia utilizada para a coleta de dados se deu através de duas atividades propostas para o 1º e 3º anos do Ensino
Médio, que estão de acordo com o currículo de Matemática do Estado de São
Paulo, onde o professor, através das indagações propostas por Polya, contribuiu para que os alunos elaborassem um plano de resolução e o colocassem em prática. Durante a aplicação das propostas, pudemos observar, de modo geral, que diante das intervenções do professor, os alunos se motivaram em estar planejando e executando suas ações, pois se sentiram como protagonistas de seu próprio desenvolvimento e conhecimento.
Evidenciou-se que ao usar o software Geogebra, facilitou a aprendizagem para o aluno, pois a imagem o auxiliou visualizar a aplicação do conteúdo.
Entretanto, é preciso ainda por em pauta que a instituição que ensina também deve ser aprendiz na busca por excelência, no que se refere à teoria posta em prática de resoluções de problemas, justamente por concluir que não há verdades prontas, absolutas e cristalizadas, mas que é possível apontar caminhos para que o ensino torne-se uma efetiva aprendizagem.
Palavras-chave: Resolução de problemas, Quatro fases de Polya, Ensino
Médio.
i
INTRODUÇÃO
Um mal estar tem perpassado por muitas escolas da rede: os baixos indicadores de aprendizagem dos alunos apresentados pelas escolas. Assim, reflexões sobre competências e habilidades se fazem presentes em inúmeras reuniões pedagógicas e orientações técnicas.
Isto porque a matemática, principalmente, tem sido apontada como maior responsável