universabilidade
Lembrar das fórmulas de física na hora de resolver os exercícios é a parte mais chata de estudar. As fórmulas de física normalmente são de difícil compreensão e, assim, difíceis de serem memorizadas. Pensando nisso vou disponibilizar um formulário de física contendo as principais fórmulas de física para você poder estudar com maior facilidade.
O formulário esta organizado em quatro páginas no formato pdf, se você não tem o Adobe Reader no seu PC, faça o download do programa nesta página.
As fórmulas de física seguem a organização abaixo:
Fórmulas de trigonometria, que serão de grande utilidade para iniciar os estudos em física.
Fórmulas de mecânica: cinemática, dinâmica, gravitação, trabalho e energia, estática e hidrostática.
Fórmulas de óptica, oscilações e ondas.
Fórmulas de termologia.
Fórmulas de eletricidade.
Constantes físicas fundamentais.
Fatores de conversão
O vetor e as grandezas vetoriais
Para os próximos textos será necessária a utilização de grandezas vetoriais. Então, vamos agora, entender o que é um vetor, representar geometricamente um vetor, realizar soma de vetores e conceituar as grandezas escalares e vetoriais.
Uma grandeza é escalar quando é bem definida e caracterizada por um valor numérico e uma unidade. Podemos citar como exemplo, massa, energia, comprimento e tempo. Já as grandezas vetoriais são caracterizadas por exigir, além de um valor numérico e sua unidade, uma direção e sentido. Alguns exemplos de grandezas vetoriais são: Velocidade, aceleração, força e campo elétrico.
Para continuarmos, é importante neste momento, ter em mente qual a diferença entre direção e sentido. Se você tem dúvidas sobre esta diferença, leia o texto sobre trajetória, direção e sentido.
Na representação de grandezas escalares é suficiente indicar a sua intensidade, ou seja, o seu valor numérico e a sua unidade. Nos exemplos que já citamos temos: 4kg (massa), 50J (energia), 3m (comprimento) e 25s