Univercidade e ciência
Em 1930, em plena Era Vargas, inicia-se o processo de transformação do ensino superior para a condição de universidade, a partir do agrupamento de três ou mais faculdades. Este fenômeno educacional surge por causa da decorrência da industrialização e urbanização.
2) Os institutos e faculdades isoladas podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Que vantagens (estas condições) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade?
A Universidade é responsável pelo ensino, por meio do contato sistemático com a cultura universal. Além disso, deve ampliar e diversificar esses conhecimentos adquiridos, por meio da pesquisa, que produz novos saberes, vinculado ao ensino e a aprendizagem como atividade essencial para a formação acadêmica. Essa vantagem é a prestação de serviços à comunidade, uma forma de garantir responsabilidade social à universidade e estimulá-la a aproximar-se dos diferentes saberes, promover iniciativas comunitárias sustentáveis, reconhecer a diversidade cultural e aperfeiçoar o exercício das potencialidades humanas.
3) Comente objetivamente sobre os dois modelos de ensino superior que se configuram no Brasil.
Neonapoleônicas- são unidades isoladas destinadas a formação de técnico- profissional dando ênfase ao ensino.
Neohumboldtianas- são voltadas para a formação de profissionais pesquisadores com sua estrutura ligada a projetos , entre outros.