Filosofia
Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.
Gostaria de viver para estudar e não de estudar para viver.
Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.
Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir.
Filosofando com a filosofia
Você já parou para pensar no que é a filosofia? Para que serve? E se usamos?
Em dicionários você encontra a seguinte definição:
“Filosofia: s.f. 1 Ciência da busca racional das grandes questões básicas do homem, da vida e do universo, 2 Sistema individual de valores e princípios que regem a conduta.” (dicionário escolar da língua portuguesa – Academia Brasileira de letras – Ed. Nacional).
Por muito tempo a filosofia foi vista como inútil, como algo sem um propósito imediato, mas se pararmos e analisarmos veremos que o homem é um filósofo nato e se utiliza da filosofia a todo o instante. Quando paramos para pensar no político que iremos votar, por exemplo, estamos utilizando da filosofia. Podemos aqui, definir filosofia como a ciência que esta em constante busca da verdade, mas não a verdade absoluta, comum a todos os homens, mas sim a verdade intima de cada ser, ela busca a máxima do conhecimento.
Serve para criar uma postura critica da realidade, das áreas do saber e agir humano, mantendo um incansável exercício da razão em busca dessa realidade mais profunda. A filosofia não se esconde ela quer abalar os edifícios mais sólidos, questionar as respostas mais conhecida, derrubar altares, abalar as estruturas.
Voltando ao exemplo, ao analisarmos a conduta desses ou daqueles políticos estamos fazendo questionamentos e levando hipóteses para podermos fazer as melhores escolhas ou achar as melhores