Custo na produção de frango
Disciplina: Cadeia Produtivas
Custo na produção de frango de corte
Daniela Pereira da Silva n° 09 RA: 5706560
2014.
A produção de frangos no Brasil.
A avicultura comercial brasileira é formada pelos setores de aves de reprodução, de produção de ovos de mesa e de produção de carne. Os estados do Sul do país de destacam-se na produção de carne de frangos contribuindo com mais da metade da produção nacional. O sucesso da produção das aves do últimos 40 anos foi conseguido com muito esforço de pesquisa na ciência animal. Os números refletem a alta qualidade genética dos plantéis, nutrição, adequada ás necessidades de crescimento, monitoramento, profilaxia e controle de doenças, e ambiência que permite melhorar as condições de manejo onde são criadas as aves. Com tecnologias inovadoras de manejo chegamos aos excelentes desempenhos das aves.
A criação de frangos de corte consiste em criar os pintinhos de 1 dia, vindos do incubatório até que tenham a idade de abate. Depois são entregues ao abatedouro.
Existem 3 tipos de sistemas de produção no Brasil: Cooperativo, Independente; e integração, sendo que este último é o mais difundido.
O matrizeiro produz os ovos que são mandados para o incubatório, de lá os pintinhos de 1 dia são encaminhados para os galpões de criação.
O Brasil é o 3° maior produtor de frangos de corte do mundo e 1° lugar em exportação.
O Brasil é o 3° maior produtor de frangos de corte do mundo, esta atrás dos Estados Unidos (EUA) e da China. E também ocupa uma boa posição na produção de ovos, 7° lugar.
Os maiores consumidores dos produtos brasileiros são o Oriente Médio com cerca de 40%, Ásia consume 31%, já a Europa 15%, os países do Mercosul consomem 5% e outros chegam a 9%. Já os países que mais importam carne a Rússia, Japão, CEE, México, China, Hong Kong e Arábia Saudita.
A produção avícola gera em torno de 2 milhões de empregos diretos e indiretos em