Unidade7
Posicionamento, parcerias e alianças estratégicas.
As 5 forças de Porter
Sergio Luiz Ignácio de Oliveira
O s objetivos desta unidade são: entender o conceito de posicionamento, sua importância estratégica mercadológica e as principais formas de posicionamento; compreender as principais formas de alianças e parcerias estratégias usualmente aplicadas no mercado; conhecer o mapeamento estratégico proposto do Porter para determinar a vantagem competitiva de uma empresa em seus respectivos mercados; proporcionar uma visão estratégica de mercado e a sua aplicação, em termos de marketing, no plano de marketing e no planejamento estratégico.
7.1
Posicionamento
Posicionamento foi um conceito criado por Al Ries &
Jack Trout em um artigo acadêmico de uma importante revista norte-americana que preconizava que as marcas, devido
Estratégias Mercadológicas
208
à intensa concorrência pela qual se deparavam, deveriam desenvolver formas para se destacar na mente do consumidor, ou seja, para os autores, o principal campo de batalha para uma empresa é a mente do consumidor. Se uma empresa conseguir ocupar um espaço de destaque na mente de seus consumidores potenciais, o sucesso está garantido. É tudo uma questão de percepção.
Em um mercado onde cada vez mais são criados novos produtos, ofertas e mercados, somente aquela empresa que conseguir se destacar, não no mercado, mas na mente do consumidor, conseguirá sobreviver e perpetuar – É o espaço que uma marca ocupa na mente do consumidor; posicionamento não é o que você faz com o produto. É o que você faz com a mente do cliente em potencial. Ou seja, você posiciona o produto na mente do consumidor potencial – foi o conceito cunhado pelos autores para definir posicionamento.
É interessante destacar que este conceito foi cunhado no final da década de 1970 e está mais atual do que nunca.
Notem como um bom conceito perdura por décadas, independente dos avanços pelos quais as economias passam e as novas estratégias ou