PORTIFOLIO DE GEO ECONOMICA 3

1021 palavras 5 páginas
LAÍS NUNES DA SILVA
1130709

GEOGRAFIA ECONOMICA

VITÓRIA-ES

MAIO-2015

Descrição da atividade
Baseado nos estudos realizados até o momento, analise as reestruturações econômicas empreendidas pelo Fordismo e pelo regime de Acumulação Flexível, apresentando suas características e analisando sua interferência na produção e organização do espaço.

FORDISMO/TAYLOTISMO

Frederick Winslouw Taylor (1856-1915) nasceu nos Estados Unidos da América, no estado de Filadélfia. Iniciou sua carreira como aprendiz de mecânico, graduou-se em Engenharia, no Stevens Institute of Technology. Foi engenheiro-chefe das fábricas de aço Midway e trabalhou em empresas que adotaram seu sistema de racionalização da produção. Em 1906, foi eleito presidente da Associação Americana de Engenheiros Mecânicos. Taylor é considerado o pai da administração científica. Seus estudos tinham por intuito organizar e dividir todas as tarefas e operações realizadas pelos trabalhadores de uma atividade fabril, obtendo grande enfoque na eficácia operacional, e substituir a manufatura pelo incremento tecnológico da maquinofatura.

Henry Ford (1863-1947), empresário norte-americano, à frente de uma empresa com seu próprio nome (Ford Motor Company), criou, em 1914, o que se denominou "fordismo". Para que seus preceitos pudessem ser colocados à prova, Henry Ford criou uma revolução no sistema de produção de automóveis baseado nas ideias de Taylor, caracterizando o sistema fordista-taylorista.
Ainda caracteriza tal sistema produtivo grande número de empregos e consequente achatamento de salários; racionalização de produção por meio da divisão de tarefas (fundado em Taylor), não sendo necessária especialização ou treinamento específico, apenas força física e mental para um processo de produção constituído por trabalho repetitivo, obtendo, assim, a produção em massa. Nesse contexto, houve a necessidade de grandes galpões para estocagem.

ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL/TOYOTISMO

A

Relacionados