Subsidio no setor energ tico e de combust veis

3006 palavras 13 páginas
1

Subsídio no setor de energia e combustível, quais as implicações? 1

1. Introdução
Hoje, devido ao crescimento da demanda por energia, foi necessário o surgimento de novas fontes de energia, como o carvão, petróleo e gás. Atualmente, são três as principais preocupações envolvendo o assunto: o meio ambiente, a economia global e seu custo.
Ao se tratar do meio ambiente, é muito discutido as chamadas energias renováveis, que são muito importantes devido a sua elevada disponibilidade (como hidráulica, eólica e solar), além da não emissão de gases estufas [1], que colaboram com o aquecimento global. O Brasil pode ser considerado exemplo na produção de energia renovável, sendo o 9o maior produtor mundial, com 75% de sua produção sendo renovável [2].
Além da preocupação com o meio ambiente, deve se pensar também nos custos.
Produção de energia requer investimentos e alguém tem que arcar com eles. Para isso existem os subsídios, que são bastante comuns no setor energético e de combustíveis fósseis, principalmente no Brasil [3].

2. Desenvolvimento
2.1. Retrospecto histórico
A energia é essencial à vida humana. Nas sociedades primitivas seu custo era praticamente zero. Ela era obtida da lenha das florestas para atividades essenciais tais como cozimento de alimentos. Aos poucos, no entanto o consumo de energia foi crescendo tanto que outras fontes foram se tornando necessárias.
Durante a Idade Média, as energias do curso d'Água e dos ventos foram utilizadas, mas as quantidades eram insuficientes para suprir as necessidades da população crescente, principalmente nas cidades.
Após a Revolução Industrial, então, foi preciso usar carvão, petróleo e gás para que fosse possível produzir em grande escala.
Hoje, pode-se encontrar diversos tipos de fontes de energia. É possível diferenciá-las em renováveis e não renováveis. As energias renováveis são inesgotáveis.
Exemplo: energia de biomassa, energia solar, energia eólica, etc. Já as energias não renováveis, se encontram na

Relacionados

  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas
  • Fundamestos da administração
    44860 palavras | 180 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas