PORTIFOLIO DE GEOGRAFIA AGRARIA 2
460 palavras
2 páginas
Discente: Laís Nunes da SilvaRA: 1130709
Polo: Vitoria
Disciplina: Geografia Agrária
Tutor: Victor Hugo Junqueira
Descrição da Atividade:
Com base nas leituras propostas e na análise das Tabelas 1 e 2, escreva um texto de 25 a 40 linhas explicando as transformações no campo brasileiro a partir da década de 1990, destacando os fatores responsáveis e os impactos econômicos e socais dessas mudanças.
Pelas tabelas mencionadas, podemos ver claramente que está se fazendo mais com menos. Em 1978 se ocupava muita terra para produzir pouco, devido as novas tecnologias. Em 2012 é visto a ocupação pouco maior de terras, porém com percentual muito acima quando em produção. À saída do homem do campo e o aumento da população mundial, fez com que houvesse a necessidade de se investir em tecnologia no campo para atender às necessidades de produção. Na Tabela 02, que representa em Bilhões de dólares a balança comercial do agronegócio entre os anos de 1993 a 2012, vemos valores sendo consideravelmente alavancados ano a ano.
Com o crescente avanço da industrialização e urbanização no Brasil, a modernização do setor agrário se torna necessária dentro do contexto que a envolve. Era necessário produzir alimentos e produtos para exportação para controlar a balança comercial do país.
A partir da década de 1990, inicia-se um novo período, com a aquisição de máquinas modernas para a produção agrícola como: semeadoras, colheitadeiras e tratores tornam-se o principal fator para o aumento da produção.
Tendo como premissas dar um “ar” de modernidade às velhas formas de exploração do espaço agrário, começou a ser usado no Brasil, nas duas últimas décadas, o termo “agronegócio”. A concepção deste termo difundida por vários países, veio a ser incorporada ao discurso e às análises de alguns estudiosos no Brasil, a partir da década de 1980 e associada ao termo Complexo Agroindustrial. Desde então, propagou-se o termo agronegócio no território brasileiro para caracterizar a racionalidade do