Aps Pronta Filosofia Geral
Disciplina: Filosofia Geral
Período: 2º
Professor: Margarete Alves Zunzarren
Curso: DIREITO
Assunto: PROVA Semestre: 2015.02
1ª APS
Nome: Amanda Cristina Souza
Nº:
Valor: 5,0
Turno: Noite
Data: 15/09/15
Nota:
Roteiro de Trabalho - APS
Disciplina: Filosofia
Valor: 5,0
Leia o Diálogo de Críton e Sócrates e escreva um texto respondendo a questão abaixo.
Muitas vezes podemos ter o preconceito que as obras filosóficas não têm atualidade nos nossos dias, por serem obras por vezes antigas. Porém, estas obras têm um caráter muito profundo e atual. Podemos constatar isso, por exemplo, na obra Críton.
Críton é uma obra que nos transmite a virtude justiça. Isto é, Platão defende que devemos ser sempre justos em todas as circunstâncias. E não só naquelas que nos interessa. Portanto, continua afirmando que não se deve pagar o mal com o mal, nem a injustiça com a injustiça.
O que é que isto quer dizer nos dias de hoje? Deve-se prevalecer a emoção ou a razão?
Justiça Emoção e Razão
Diante do diálogo de Críton e Sócrates, ficamos com uma indagação, o que realmente deve prevalecer a emoção ou a razão? Desde quando nascemos e durante o nosso crescimento, somos bombardeados constantemente com informações de todos os lados, com pessoas ao nosso redor nos dizendo o que eles consideram como certo ou errado, somos ensinados a transformarmos tais informações em conhecimentos, fazendo com que estes nos guiem na hora da ação. E, assim, ao tomar atitudes ou fazer escolhas, tentamos utilizar nosso cérebro da forma mais racional possível, para evitar contratempos. Mas, um pouco de emoção não faz mal. Será?
Pode-se falar da justiça relacionando-a à diferentes objetos. À um indivíduo, especialmente o legislador ou juiz, podemos chamar justo ou injusto. A virtude da justiça é uma qualidade moral. A conduta de um indivíduo pode ser justa ou injusta, justa se corresponde à norma e injusta se é oposta