Unidade1 gestão estrategica de pessoas
Com a maior valorização do conhecimento, a gestão de pessoas torna-se responsável por criar um clima organizacional propício à criação de valor, promovendo educação continuada e programas de incentivo, que se faz necessário para retenção do acervo intelectual, pois a saída de um colaborador pode resultar em perda de conhecimento, se a organização não estiver preparada para a gestão dos ativos intangíveis. (QUEIROZ et al, 2005).
Com base nisto, pode-se afirmar que a criação de um ambiente de clima organizacional positivo: Assinale a alternativa correta.
Resposta
Resposta Correta: e. Tende a aumentar o comprometimento dos colaboradores com a organização.
Pergunta 2
A gestão das pessoas tornou-se um desafio estratégico de muitas empresas na atualidade, em decorrência das mudanças importantes que acontecem no cenário competitivo. A gestão das pessoas é um processo complexo, que deve ser arquitetado com estratégias, políticas e práticas e uma estrutura de Recursos Humanos que contribua na capacitação dos gestores organizacionais no exercício desse papel. (BIANCHI, 2008)
Toda e qualquer estratégia de mudança organizacional necessita avaliar o ambiente que influencia a organização, onde é possível encontrar dois tipos de forças: a externa (clientes, fornecedores, concorrência, agentes regulamentadores) e a interna. Na proposição de um modelo de gestão de pessoas, as forças internas referem-se: Assinale a alternativa correta.
Resposta
Resposta Correta: d. Ao comportamento das pessoas frente a novos desafios.
Pergunta 3
No livro Transformando Suor em Ouro , o técnico da seleção masculina brasileira de vôlei, Bernardinho, mostra que comandar uma equipe nas quadras e nas organizações é tarefa semelhante. A partir de suas experiências, Bernardinho fornece um grupo de princípios e padrões de liderança que podem ser aplicados a qualquer tipo de equipe, desde um time de vôlei até um grupo de executivos. A inquietude do treinador está em uma pergunta