Unidade 03 Controle Interno Exerc Cio
CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: AUDITORIA INTERNA E EXTERNA
PROF: GUILHERME V. B. GUIMARÃES
CONTROLES INTERNOS
01 – Conceitue, com suas próprias palavras, controle interno.
Verificar e validar se as informações estejam corretas, controlar as operações da empresa, garantir que todos os funcionários sejam assíduos e frequentes por meio do controle de frequência.
02 – Cite os objetivos primordiais do controle interno.
Fornecer à contabilidade dados corretos e conferir a exatidão da escrituração; evitar alcances, desperdícios, erros e, se ocorridos, identificá-los.
03 – Quais os objetivos específicos do controle interno?
Observar as normas legais, instruções normativas, estatutos e regimentos; assegurar, que nas informações contábeis, financeiras, administrativas e operacionais, sua exatidão, confiabilidade, integridade e oportunidade; prevenir antecipadamente o acontecimento de erros, desperdícios, abusos, práticas antieconômicas e fraudes.
04 – O controle interno, de acordo com seus objetivos, pode ser classificado de diversas formas. Cite-as.
Quanto a função, Quanto ao processo decisório e Quanto a natureza.
05 – De acordo com a resposta da questão anterior, qual a subclassificação dos controles internos? Explique.
Quanto a função: Preventivos ou “a priori”: São os que reduzem a frequência com que as causas de exposição ocorrerão; agem como um guia, auxiliando para que os fatos aconteçam de acordo com o previsto, procurando prever de antemão problemas ou desvios do padrão.
Detectivos ou concomitantes: São aqueles que detectam as causas de exposição durante a ocorrência do fato. Todavia, não impedem que elas ocorram. Eles alertarão da existência de um problema.
Corretivos ou “a posteriori”: São os que auxiliam na investigação e correção das causas de exposição detectadas, pois, a atividade já ocorreu, e é impossível voltar atrás e corrigir o desempenho para levá-lo ao padrão, podendo inclusive,