UMBANDA E INTERNET
"Mediunidade na Umbanda" – EAD – Curso Virtual
Desenvolvido e Ministrado por Rodrigo Queiroz
Texto 05
Umbanda e Internet
"O uso da rede para expansão da religião" por Rodrigo Queiroz
Síntese da palestra ministrada na I Semana Umbandista de SP - 2010
Falar deste tema é para mim algo confortável, pois estou inserido nesta realidade tecnológica desde sempre.
Meu pai é analista de sistemas, cresci o vendo montar e desmontar computadores, aos 13 anos o ajudava no ofício.
Era natural para mim ver chips, placas, cabos, enfim, peças e sistemas. Sou desta geração tecnológica, e a influência natural da profissão de meu pai me levou a entender a tecnologia como uma ferramenta aliada ao homem, que pode ser usada em todas as circunstâncias, e o uso que se faz dela é que determina sua utilidade.
Quando a internet começou a se popularizar, eu já estava inserido na rede, muito diferente dos dias de hoje, não existiam redes de relacionamento e a ferramenta de entrosamento comum eram as salas de bate-papo oferecidas pelos principais portais provedores da época.
Sites ainda eram estruturas complexas, caros e burocráticos. Não eram comuns sites de Umbanda ou de terreiros, conheci alguns poucos que já sinalizavam a importância da rede para divulgar a religião.
Após algum tempo, a internet e suas possibilidades evoluíram muito, bem como a sua popularização e massificação, "pipocam" na rede centenas de sites de Umbanda, numa consulta ao site de busca Google com o termo "terreiro de umbanda" nos deparamos com 96.400 resultados, com o advento do Orkut e a ideia de redes de relacionamento, ao pesquisar comunidades de Umbanda encontramos exatamente 1000 registros de comunidades, a mais frequentada é a "Umbanda, Amigos e Espiritismo" com 25.000 membros e a "Umbanda - Reino de Oxalá" com
23.450 membros, esta no entanto é uma das mais antigas, criada em 01 de abril de 2004. Esses números aumentam a cada dia.
Hoje há