PIM Final
Rede sem fio é um termo utilizado para designar a interconexão de dispositivos com o uso de tecnologia que não utiliza meios físicos (como fios de cobre ou fibras ópticas, por exemplo). Atualmente, as ondas de radiofrequência são o meio mais eficaz para possibilitar esta forma de comunicação. Estas redes ganharam grande popularidade pela mobilidade que provêem aos seus usuários e pela facilidade de instalação e uso em ambientes domésticos e empresariais, hotéis, conferências, aeroportos, etc.
Há vários aspectos que devem ser considerados quando se utiliza uma rede sem fio, desde a área de cobertura, questões de segurança, passando pelo controle e utilização de recursos.
A grande motivação para o uso de redes sem fio é o aumento de mobilidade. O fato do dispositivo sem fio não estar confinado a um ponto de rede cabeado, permite ao usuário mover-se livremente por praticamente qualquer lugar, conectado à rede. Outro aspecto é a redução do custo, especialmente em lugares de mudanças constantes, devido ao mínimo de cabeamento realizado e baixo custo de instalação de equipamentos e pontos de acesso para usuários.
As atuais tecnologias de comunicação sem fio seguem os padrões técnicos internacionais estabelecidos pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e pela ITU (International Telecomunications Union), que definem as especificações para a interconexão de equipamentos em sistemas computação e telecomunicações respectivamente.
2 DEFINIÇÃO
Uma conexão wireless é qualquer forma de conexão entre dois sistemas transmissor e receptor de dados que não requeira o uso de fios. Para tanto são utilizadas frequências de rádio ou sinais luminosos, geralmente na faixa de infra-vermelho. Utiliza como meio de transmissão o ar ou o vácuo.
3 CARACTERÍSTICAS
A principal diferença das redes sem fio é como seu próprio nome indica, não utilizam cabos, ou seja, uma mídia guiada. Em seu lugar, o meio de transmissão é o ar, no qual são