UMA VIDA !
Pedagogia - Psicologia da Educação
Professor(a): Tutor(a): ACADEMICOS
ANÁPOLIS
2012SIGMUND FREUD
Nascido em seis de maio de 1856, considerado o pai da psicanálise, Sigismund Schlomo Freud, mais conhecido como Sigmund Freud nasceu em Freiberg, filho de Jacob Freud e de sua terceira mulher Amália Nathanson, era excelente aluno, porém, por ser judeu, só poderia escolher entre os cursos de direito ou medicina, optando por medicina, se especializou em doenças mentais, onde atuou como neurologista.
Afirmar- se que a teoria freudiana problematizava não a moralidade, mas o excesso do recalque provocado pela própria moral, que iria somar ao desprazer natural do homem, tornando a sociedade humana totalmente impregnada de valores éticos e morais, suprimindo assim os instintos naturais. Freud desenvolveu a psicanálise, ou seja, uma teoria do funcionamento da mente humana e um método exploratório de sua estrutura, destinado a tratar os comportamentos compulsivos e muitas doenças de natureza psicológica supostamente sem motivação orgânica. Além do complexo de Édipo, em que o filho deseja sexualmente a mãe, Freud admitiu também o Complexo de Emitirá, como a inveja que a menina tem do pênis do menino, e chamou a criança de um "perverso polimorfo”. Foram dentro do quadro da sexualidade infantil, que a teoria freudiana se focou para entender a sexualidade em si, os problemas que a repressão às pequenas ações que representam a sexualidade infantil, pode causar na vida adulta, e também os problemas que podem acarretar com as permanências de algumas perversões sexuais infantis, quando não há o domínio dessas pela genital idade.
Freud descobriu as fases da sexualidade humana que se diferenciam pelos órgãos que sentira prazer e pelos objetos ou seres que dão prazer. Essa