Uma prova de amor
TURMA: TR52N
ADMINISTRAÇÃO APLICADA À RADIOLOGIA
TÉCNICO EM RADIOLOGIA
CONTEÚDO AULA 1
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÕES: As organizações são unidades sociais intencionalmente construídas e reconstruídas, fim de atingir objetivos específicos, ou seja, é um sistema de recursos que buscam realizar objetivos através de processo de transformação e divisão de trabalho.
ANÁLISE DO AMBIENTE: É interessante que as organizações tenham uma visão holística do ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) para que possam desempenhar melhor sua função no mercado e buscar vantagens diante da concorrência.
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO: Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar os objetivos. A tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização. A tarefa básica da administração é a de fazer as coisas, por meio das pessoas, de maneira eficiente e eficaz.
EFICIÊNCIA: Determina o quanto uma organização usa corretamente seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade na utilização de seus recursos, mais eficiente é a organização. Eficiência significa a realização de atividades ou tarefas de maneira certa e inteligente, com o mínimo de esforço e com máximo aproveitamento de recursos.
EFICÁCIA: Determina o quanto uma organização realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
PLANEJAR: Significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos sejam baseados em algum método, plano ou lógica e não em palpites.
ORGANIZAR: É o