Uma mulher de talento
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE JORNALISMO
ALBERICO BISPO SANTOS
UMA MULHER DE TALENTO
Itabuna - BA
2011
ALBÉRICO BISPO SANTOS
UMA MULHER DE TALENTO
Trabalho e sociabilidade
Profª. Graziela Ninck Dias Menezes
Itabuna-BA
2011
RESUMO
Este trabalho tem como finalidade analisar o filme “Uma mulher de talento”, observando a relação entre indivíduo e sociedade, e também tem como objetivo trazer para o debate a luta da personagem contra o processo de alienação do trabalho e da sociedade, e a superação da cotidianidade a partir do exercício da sociabilidade, conscientização e da liberdade na obra althusseriana a partir de seu conceito de ideologia. O autor busca colocar em cena um ser humano do sexo feminino não cientista, e que intervém na vida de centenas de pessoas, e conseguindo mudar uma realidade que todos achavam impossível.
Alienação no trabalho é quando a mercadoria adquire um valor superior ao homem. Quando o dinheiro (o capital) assume formas abstratas e, em vez de serem intermediárias entre indivíduos, são transformadas em realidades soberanas e tirânicas. Como conseqüência, a "humanização" da mercadoria leva a desumanização do homem, à sua coisificação, sendo o próprio homem transformado em mercadoria, e sua força de trabalho tem um preço no mercado.
Observando o filme a ser analisado vê-se que a personagem principal destaca-se por dar vazão a sua curiosidade e a partir de descobertas feitas através de documentos inicia o processo de superação do cotidiano levando aos prejudicados a oportunidade de adquirir seus direitos de proteção (humanização) e ao mesmo fazendo com que os prejudicadores paguem pelos danos cometidos tanto aos seres humanos quanto ao meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO
Althusser em sua teoria geral da