Fundamentos Da Estrutura Organizacional
Este capítulo trata das diferentes estruturas de uma organização, que influenciam o comportamento e as atitudes dos funcionários. Mais especificamente, nas próximas páginas, vamos definir os componentes básicos de uma estrutura organizacional, apresentar opções de estruturas, identificar os fatores contingenciais que tornam algumas de las preferíveis em determinadas situações e, por fim, considerar os efeitos que as diversas estruturas exercem sobre o comportamento dos trabalhadores.
O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL?_
Uma estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas.
Por exemplo, a Johnson & Johnson tradicionalmente agrupa suas atividades em unidades semi-autônomas, cada qual organizada em função de um produto e cujos administradores gozam de razoável liberdade para tomar decisões.
Os administradores devem focar seis elementos básicos ao projetar a estrutura organizacional: especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização e descentralização e formalização. O Quadro 13.1 mostra que esses elementos respondem a importantes questões estruturais. Nas próximas seções deste capítulo vamos descrever cada um deles.
Especialização do trabalho
No início do século XX, Henry Ford ficou rico e famoso por fabricar automóveis em uma linha de montagem. Cada funcionário recebia uma tarefa específica e repetitiva. Por exemplo, um ficava encarregado apenas de instalar a roda dianteira direita e outro, a porta dianteira direita. Ao dividir o trabalho em pequenas tarefas padronizadas, que podiam ser repetidas muitas vezes, Ford conseguiu produzir um carro a cada dez segundos, ainda que empregando trabalhadores com habilidades relativamente limitadas.
Ford demonstrou que o trabalho pode ser realizado com mais eficiência se os trabalhadores forem especializados. Atualmente usamos o termo especialização do trabalho, ou