FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Os critérios destes blocos e suas decorrentes distribuições é que originará as estruturas organizacionais, que, será o extrato prático e comportamental da organização. Portanto, será elemento fundamental na eficiência do movimento de transição entre organização e administração, e na administração a função de organizar assume importância fundamental.
Podemos assim afirmar que a função de organizar é determinar de forma coordenada o relacionamento dos vários fatores conexos para a realização do plano pré-estabelecido.
A organização, também deve examinar e analisar uma vasta gama de fatores tangíveis e intangíveis para fundamentar sua estrutura organizativa e operacional. Assim a estrutura organizacional indica o conjunto das relações existentes entre os vários organismos da organização. Ela expõe, portanto, um quadro amplo da divisão e subdivisão da distribuição da autoridade, da responsabilidade, nos mais diferentes níveis. “A estrutura organizacional é a conformação que se atribui a organização a fim de que esta possa eficientemente alcançar os objetivos pré estabelecidos”. (Luciano Ronchi - Organização Métodos e Mecanização).
Segundo Hall a estrutura organizacional esta fundamentada em 3 funções básicas: “Em primeiro as estruturas têm a intenção de realizar produtos organizacionais e atingir metas organizacionais. Em segundo, as estruturas destinam-se a minimizar ou pelo menos regulamentar a influencia das variações individuais sobre a organização. Finalmente as estruturas são os contextos em que o poder é exercido e em que níveis um poder se sobrepõe aos outros e onde as atividades são executadas na organização.”
Esta harmonia denomina-se coordenação e segundo Fayol: é a tarefa de harmonizar as atividades, a fim de assegurar o