MIMETISMO
DE
HISTÓRIA
NOME: Diego Souza A.B. Rocha.
PROFESSORA: Eliza
Escriba do Antigo Egito
Os escribas eram uma classe social muito importante no Egito. Apenas eles tinham a possibilidade de fazer carreira noserviço público ou como administradores de grandes propriedades. A escrita era uma profissão especializada. O escriba,enquanto trabalhava, sentava-se de pernas cruzadas e num rolo de papiro desenhava ou pintava o que lhe era pedido, para tal dispunha de uma pena ou de um pincel de junco. Usava, normalmente, os pigmentos vermelho e preto. Escreviada direita para esquerda.
Os Artesãos Egípcios
Os artesãos eram pessoas que não trabalhavam nas lavouras ou em outras atividades. Eles, juntamente com os escribas, conseguiram deixar o legado que conhecemos hoje. Desde artefatos pequenos até os maiores, os artesãos foram os responsáveis por toda a beleza decorativa do antigo Egito. Usavam instrumentos que foram retratados em pinturas e que resistiram ao tempo, como formão, machado, serra, arco, entre outros, formavam uma classe de minoria, e a profissão costumava passar de pai para filho.
Artesãos – Pintura da tumba de Nebamun.
A profissão de secretária não tem a sua origem muito conhecida.
Através de pesquisas históricas, percebemos que o "antepassado" da secretária foi o Escriba - profissional de atuação destacada em toda a Idade Antiga, junto aos povos que desenvolveram a escrita e o comércio. Lendo a descrição do trabalho do escriba, observamos que existe bastante semelhança com o trabalho da secretária, resguardando, obviamente, as características de cada época: "O escriba oriental é o homem que domina a escrita, classifica os arquivos, redige as ordens, aquele que é capaz de recebê-las por escrito e, que, por conseguinte, é naturalmente encarregado da sua execução".
Artesão
O artesão é o profissional que domina todos os recursos existentes para a produção manual de objetos que lhe proporcionam a sobrevivência