Uma Mente Brilhante
O filme começa na década de 40, quando John Nash ingressa, através de uma bolsa de estudos, na universidade de Princeton. John era muito inteligente, um gênio, mas era também muito arrogante e nem um pouco sociável. As aulas eram consideradas por ele muito chatas e desnecessárias, então parou de freqüentá-las, seu único amigo era Charles, seu companheiro de quarto.
Quando se formou John foi trabalhar em um laboratório de pesquisas e também foi lecionar na universidade, fazia isso com má vontade porque achava que tanto ele como os alunos estavam perdendo tempo. Ele queria que seu trabalho fosse único e original, queria se destacar e ser reconhecido pelo seu trabalho e suas teorias. Foi na universidade que conheceu Alicia, uma aluna que se sentiu atraída pelo professor bem sucedido e inteligente. Eles se apaixonaram e se casaram.
Nesse meio tempo John foi chamado para fazer parte de uma operação secreta, para decifrar códigos que evitariam a Guerra Fria. Alicia começou a ficar preocupada, pois ele andava muito agitado e tinha alucinações, como ser perseguido pelos russos por causa de seu serviço secreto. Charles também apareceu nessa fase da vida de John, ele vem para visitá-lo e traz sua sobrinha, uma menina de mais ou menos oito anos, que John adorava brincar.
Demorou muito para que ele entendesse que estava tendo alucinações, quando foi ministrar uma palestra teve um ataque e foi internado numa clínica psiquiátrica, aos poucos ele foi descobrindo que boa parte de sua vida não existiu, as missões do governo, a Guerra que estava por vir, até Charles e sua sobrinha que nunca envelhecia, ele entendeu que eram apenas alucinações, John sofria de Esquizofrenia.
Alicia sempre ficou do seu lado, mesmo sofrendo nunca o abandonou. Ele começou a se tratar e lutava muito para que pudesse voltar a fazer suas atividades.
Vários anos se passaram e ele conseguiu voltar a lecionar, foi muito difícil, pois suas visões sempre estavam ali do seu