Uma ideia toda azul
TODA AZUL
Marina Colasanti
AS FADAS ESTÃO VOLTANDO
Marina Colasanti inova, falando de fadas e de unicórnios. Inovação corajosa. Quase uma volta às raízes. É preciso ser uma grande escritora, ter um talento ímpar e subir a um nível emocionalmente estável para ousar inovações dessa ordem.
Ganham as crianças, os adultos, jovens de todas as idades.
2.a Edição
O LIVRO
Este é um livro de contos de fadas, com cisnes, unicórnios, princesas. E antes que alguém se espante com a temática, num mundo de avançada tecnologia espacial, acho importante esclarecer que meu interesse e minha busca se voltam para aquela coisa intemporal chamada inconsciente.
Não há, para as emoções, idade ou história. Nem eu, ao tentar escrevê-las, quis me dirigir a pessoas deste ou daquele tamanho. Preocupei-me apenas em erguer estas construções simbólicas, certo de que o material com que lidava era imemorial, e encontraria em outros ressonância.
Teria sido talvez mais conveniente e fácil elaborar narrativas capazes de seduzir por sua modernidade ou de espantar por seu realismo cotidiano. As fadas, eu sei, são por muitos acusadas de alienadas e alienantes, por demais afastadas do século XX. Mas sei também que as abóboras nunca viraram carruagens, nem mesmo no tempo em que as carruagens eram o veículo mais veloz.
Muda a realidade externa. Mas a nossa realidade interior, feita de medos e fantasias, se mantém inalterada. E é com esta que dialogam as fadas interagindo simbolicamente, em qualquer idade, e em todos os tempos.
MARINA COLASANTI
UMA IDÉIA TODA AZUL
Índice
Prêmios
O último rei / 4
Grande Prêmio da Crítica / 1979
Literatura Infantil da Associação
Paulista de Críticos de Artes
Além do bastidor / 7
Por duas asas de veludo / 10
"O Melhor para o Jovem" / 1979 da Fundação Nacional do
Livro Infantil e Juvenil
Um espinho de marfim / 13
Uma idéia toda azul / 17
Entre as folhas do verde O / 20
Para
Fabiana e Alessandra,
fadas