Uma essência desvalorizada
Características Gerais
A Colômbia é um país localizado no extremo norte da América do Sul. Parte de seu território se encontra no hemisfério norte ocidental, em plena zona intertropical da Terra.
O país limita-se ao norte com o Panamá e o Mar de Caraíbas; a nordeste, com a Venezuela; oeste, com o oceano Pacífico; ao sul, com o Equador e o Peru; e a sudeste, com o Brasil.
A topografia do território é em grande parte acidentada, os pontos mais elevados estão a oeste do país, onde se encontra a Cordilheira dos Andes. Grande parte do território do país é influenciada pelo clima tropical, ou seja, as temperaturas são quentes. Já nas proximidades dos Andes as temperaturas são frias em razão das grandes altitudes. O território colombiano também inclui uma série de ilhas do Caribe e do Pacífico.
É o segundo país mais populoso da América do Sul, com aproximadamente 45 milhões de habitantes, e é o terceiro país mais rico desta. É também o 25º maior país em área no mundo e o quarto da América do Sul, com 1.141.748 km²
Sua capital é Bogotá, fundada em 1538, com o nome de Santa Fé de Bogotá. Hoje possui quase sete milhões de habitantes, é a maior cidade do país e uma das mais populosas da América do Sul e do mundo.
Administrativamente, o país é dividido em 32 departamentos e em dez distritos.
A sua forma de governo é a República, com o presidente e o vice exercendo o mandato por quatro anos.
A língua oficial é o castelhano e espanhol, herdado dos colonizadores espanhóis que foram metrópole do país até o início do século XIX. Algumas de suas músicas típicas são o bambuco e a cumbia.
Brasão:
Moeda: Peso Colombiano
Data Nacional: 20 de julho – Dia da Independência
Clima: De montanha (região central) e equatorial (leste e região litorânea).
Composição da População: eurameríndios 58%, europeus ibéricos 20%, eurafricanos 14%, afro-americanos 4%, ameríndios 1%, outros 3%
Religião: cristianismo 95,2% (católicos) e outras religiões 4,8%
Em 10 de setembro de