Doc.x
SOCIOLOGIA
Prof.ª RAQUEL GIFFONI PINTO
TRABALHO
DOUGLAS RICHARD CARLOS DA SILVA
5° PERÍODO – AUT 151
campus VOLTA REDONDA agosto de 2014
Questão 1
O emprego da tecnologia nos processos de criação traz ao homem grandes benefícios trazendo agilidade e praticidade podendo ser criar mais em menos tempo. Porém nesse tipo de produção, o trabalho se torna mecanizado e alienante, reduzido a um ato de satisfação das necessidades biológicas e econômicas. Esse processo faz o homem perder sua essência, pois sua individualidade é desvalorizada, passando a integrar a um coletivismo estabelecido pelo padrão deste trabalho mecanizado.
O trabalho do ser humano, se distingue-se dos demais pois este serve como um elemento para deixar suas marcas no mundo, utiliza-se como modo de humaniza-lo, mostrando sua evolução e mantendo crescente socialização no mundo. Todavia a alienação dessa atividade faz com que seja apenas um meio de sobrevivência particular, assim passa a se tornar escravo deste sistema, entrando num ciclo de consumo de sua própria produção, que na verdade passa a ser uma produção de quem possui os tais meios e não daquele que produz.
Enfim o uso da tecnologia provoca ao homem a perda de sua originalidade e seu objetivo próprio, assumindo um papel prosaico na sociedade, integrando-se a uma padronização do seu trabalho no qual despreza sua individualidade e aceita somente a sua subserviência.
Questão 2
Acredito num tipo de tecnologia no qual desse vida as máquinas assim dariam o direito delas também se expressarem, pois o homem possui sua desvalorização no trabalho devido a sua manifestação, enquanto as máquinas realizam silenciosamente. Assim os donos desses meios dariam mais valor no trabalho humano fazendo-perceber sua exploração quanto ao trabalho.