Uma crítica às estratégias utilizadas pela Equipe Máximo no decorrer do jogo empresarial Strategy Business Simulation
1.- INTRODUÇÃO
A empresa MAXIMO, pertence à reserva de mercado de microcomputadores e competiu com outras 7 empresas de mesmo porte e dimensão. Todas as empresas fabricavam e vendiam os mesmos produtos e iniciaram com o mesmo capital, tecnologia, investimentos, estoque e preços de venda.
O objetivo principal da empresa MÁXIMO foi obter vantagem competitiva para alavancar as vendas de forma a aumentar o fluxo de caixa da empresa para se posicionar frente ao mercado.
Durante o período do jogo, ocorreram algumas ameaças, como guerra e escassez de matéria-prima, o que resultou em demissões e mão-de-obra ociosa, diminuição na produção e produtos ofertados, e impactou diretamente na redução dos lucros da empresa.
Inicialmente, o mercado encontrava-se estagnado devido à falta de investimentos em tecnologia. As empresas optavam pela aquisição de tecnologia já existente no mercado internacional. Essas condições tornam-se vantajosas na medida em que não há empresa com destaque inicial. Todos iniciam o jogo no mesmo patamar financeiro, comercial e tecnológico. Entretanto, a pouca diferenciação entre os produtos, altas barreiras de saída e a grande dificuldade de conquistar novos clientes, restringem os meios de atuação na tentativa de desbancar a concorrência.
A estratégia adotada pela MAXIMO, no primeiro quadrimestre, foi obter lucro, ou seja, vender tudo o que foi produzido. Além disso, foi adotada estratégia de marketing diferente para cada tipo de produto para acompanhar o mercado dos concorrentes e não perder vendas. Nesse período, o investimento em Propaganda e Pesquisa & Desenvolvimento foram notórios. Com isso, o objetivo era garantir a venda de todos os produtos para não acumular custo com estoque.
Como resultado, não foi possível obter lucro com os produtos vendidos, pois a receita de vendas não foi suficiente para cobrir os gastos com as