Loja virtual
Com o advento da internet nos últimos anos, reunindo milhões de pessoas em todo o mundo, começaram a surgir várias oportunidades de negócios ligadas à vendas pela internet, causando uma verdadeira revolução no comércio. As empresas passaram a se aproveitar de características que se mostravam factíveis e lucrativas. Estruturas muito mais enxutas do que os modelos de negócios convencionais começaram a ser desenvolvidas, governadas por sistemas e com menos mão de obra. Este novo conceito de loja revolucionou os padrões tradicionais de relacionamentos existentes entre o empreendedor e os agentes externos que com ele interagem em qualquer lugar do planeta.A baixa necessidade de capital para se iniciar uma operação de e-commercepossibilitou a entrada de diversas empresas nesse mercado, as chamadas lojas virtuais.
Além das novas oportunidades de negócios lucrativos, o consumidor passou a contar com uma grande oportunidade para fazer compras sem sair de casa, em qualquer dia e em qualquer horário. Outro grande benefício pouco mencionado está ligado à gama de produtos que passaram a ser encontrados a um cliquede distância.
No entanto, o processo de crescimento de vendas pela internet não trouxe benefícios para todos, sendo também prejudicial para alguns tipos de empresas, como por exemplo, as livrarias, que perderam grande parte de suas receitas para competidores que vendem livros on-line. O varejo como um todo foi, de alguma forma, impactado pela internet, pois mesmo as lojas convencionais competem em preço com as lojas virtuais. Porém, esse processo de destruição criativa trouxe muito mais benefícios do que malefícios à sociedade em geral, e não há nenhum indício de que essa tendência deve se reverter, muito pelo contrário, o volume de vendas pela internet cresce a taxas muito elevadas.
Segundo dados do e-commerce.org.br, o mercado de comércio eletrônico brasileiro encerrou o exercício passado com faturamento da ordem de R$ 22,5 bilhões, o que