Uma concepção para o conceito do movimento humano.
Professora: Talita.
1° Período- Bacharelado.
Academica: Camila Finardi
Fichamento: Uma concepção para o conceito do movimento humano.
FICHA DE LEITURA:
162 Fala-se da “ biomecânica como uma das maiores responsáveis por esta compreensão /interpretação do movimento humano para os esportes” , para a biomecânica o deslocamento é do corpo em partes em um determinado tempo e lugar. Conforme(TAMBOER) fala da a ideia de Multidisciplinar que precisa de varias disciplinas para complementar a pesquisa e Monodisciplinar as interpretações dos movimentos humanos.
163 Trata-se do interesse significativo da filosofia pelos estudos do Movimento Humano, o que quero dizer com isto é que não se pode explicar a rede complexa de relações que se configuram no “Se movimentar”, interpretando o Movimento apenas como um acontecimento espaço-temporal no sentido física, mas sim somente numa analise ”integral” (TAMBOER),
164 No Esporte , há uma realidade socialmente construída é uma interpretação técnica do movimento, como cita Trebels, “ tem um desenvolvimento histórico, embora pareça para muitos como um produto natural”. O aluno tem que procurar as melhores formas e exigências que são colocadas do se-movimentar, que o caracteriza como um produto quase que “ natural”, e o professor precisa do seu espaço para aplica as aulas com mas competência. “ e é na esduçao física escolar onde existe uma grande responsabilidade de formar o sentido e o significado do movimento humano, assim ter uma fácil interpretação do movimento em determinadas situaçoes”. (pág. 165)
166 “...Assim, pode-se ver que não só o Movimento em Si, como fenômeno física, deve receber a atenção das pesquisas em Educação Física, mais também o homem que o realiza e, ainda, o contexto onde este se movimenta do Homem se concretiza.”
167 “O ensino da Educação Física que não objetica apenas adaptar os alunos à Realidade Social pré definida dos Esportes, mas