MARXISMO, MATERIALISMO DIALÉTICO E MATERIALISMO HISTÓRICO
1. Quais as raízes da concepção de mundo de Marx e quais as fontes diretas do marxismo?
As raízes da concepção do mundo de Marx estão unidas às idéias idealistas de Hegel. O idealismo objetivo de Hegel aceitava que todos os fenômenos da natureza e da sociedade tinham sua base na idéia Absoluta. Conceito de alienação e a compreensão dialética da realidade. Desenvolveu essas idéias dentro de sua concepção materialista do mundo.
Reconhecem-se como fontes diretas do marxismo o idealismo clássico alemão (Hegel, Kant, Schelling, Fichte), o socialismo utópico (Saint Simon e Fourier, na França, e Owen, na Inglaterra) e a economia política inglesa (D. Ricardo e Smith).
2. Como se explica o materialismo filosófico?
Ele considera que a matéria é o princípio primordial e que o espírito seria o aspecto secundário. A consciência que é um produto da matéria permite que o mundo se reflita nela, o que assegura a possibilidade que tem o homem de conhecer o universo. A idéia materialista do mundo reconhece que a realidade existe independente da consciência.
3. O que significa o materialismo dialético?
É a base filosófica do marxismo e como tal realiza a tentativa de buscar explicações coerentes, lógicas e racionais para os fenômenos da natureza, da sociedade e do pensamento; uma concepção científica da realidade, enriquecida com a prática social da humanidade; aspira ser a teoria orientadora da revolução do proletariado; através do enfoque dialético da realidade, mostra como se transforma a matéria e como se realiza a passagem das formas inferiores às superiores; Ressalta, na teoria do conhecimento, a importância da prática social como critério de verdade; colocou em relevo a interconexão do relativo e do absoluto; as verdades científicas, em geral, significam graus de conhecimentos, limitados pela história (relativismo), mas não significa reconhecer a incapacidade de o ser humano chegar a possuir a verdade.