UMA BREVE VISÃO DO RACISMO AFRO-BRASILEIRO DENTRO DA ESCOLA BÁSICA
Antonia Aparecida dos Santos¹
RESUMO O racismo é uma tendência de pensamentos e atitudes, que se explicita panoramicamente na sociedade brasileira, suas raízes são transmitidas ao longo das gerações, de forma crônica. O objetivo deste estudo foi realizar uma reflexão acerca deste tema, abordando seu desenvolvimento dentro dos sistemas de ensino brasileiros.
O foco dessa pesquisa tem o eixo central que é baseado nas crianças e adolescentes e seus comportamentos, também em afro-brasileiros que são alvos constantes dessa repressão ideológica, acabam sofrendo humilhações e muitas vezes se sentem culpados por uma culpa inexistente. Alguns documentos e obras serão analisados, como a proposta curricular do Estado de São Paulo, a qual é utilizada como parâmetro equalizador de trabalho pedagógico, essa mesma proposta que contém imagens de africanos acorrentados e sempre em situação de escravos nas pinturas de Jean Batiste Debret (analisar imagem abaixo página 5), mas nunca como contribuintes da construção populacional e cultural do Brasil ou até mesmo como heróis brasileiros na guerra do Paraguai, que contava com a maioria de soldados Africanos e afro-descendentes.
O racismo vem aumentando mesmo com os trabalhos sociais e a tomada de consciência de várias instituições da nossa sociedade, desta forma, muitas destas iniciativas acabam sendo ultrapassadas pelas inúmeras formas de discriminações e preconceito diversos que estão atrelados a todo o momento no convívio dos brasileiros, pois não conseguem aceitar que vivamos em um país mesclado de etnias, costumes, culturas e uma imensa diversidade que dá forma ao brasileiro. O objetivo deste estudo também é erguer uma bandeira de protesto e conscientização acerca desse racismo, que ataca a sociedade brasileira de várias formas, mas que se inicia na própria vida escolar dos alunos. Será feito recorte de documentos e obras para alcançar o objetivo