UMA BREVE HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA
Praticada por homens e mulheres, a Ginástica Acrobática é um dos desportos mais antigos do mundo. A palavra ginástica vem do grego "Gymnastike" e significa a arte ou o ato de exercitar o corpo de forma a fortificá-lo e dar-lhe agilidade, já a palavra acrobacia, vem também do grego "Acrobates" cujo significado é ascensão, vir á tona, ir adiante.
Todos os desportos neste mundo têm a sua origem histórica, e a Ginástica Acrobática não é exceção. O seu início data de tempos muito antigos, desde 2300 a.C, no Egito. Nos mais antigos monumentos Egípcios foram gravadas em baixo relevo gravuras da vida da época e, algumas delas retratam exercícios indiscutivelmente acrobáticos. Pinturas em jarras, ânforas e cerâmicas na antiga Grécia mostram exercícios acrobáticos dos mais antigos movimentos há milhares de anos, onde ginástica, em Grego, significa "execução despida", mas tal tradição não foi mantida, tal como em Roma antiga, onde todos os atores tinham o seu reportório de exercícios acrobáticos. Alguns historiadores referem-se também á China, onde se supõe que a modalidade tenha aparecido há mais de dois mil anos, relacionada com todo o tipo de trabalho produtivo, mas era impedida de ser apresentada em atuações, pois a classe feudal menosprezva esse tipo de entretenimento, e ao México como berço do desenvolvimento da Ginástica Acrobática. Historiadores Europeus da conquista da América contam que, em 1519, Fernão Cortez assistiu, na cidade do México, á execução de um espetáculo nativo baseado em acrobacias, que encantou os Espanhóis pela sua habilidade.
Mais tarde, fatores vieram influenciar o desenvolvimento da Ginástica Acrobática, no final do século XVII, principalmente na Rússia e na Bulgária, surgem os circos, e os exercícios acrobáticos foram introduzidos como principal atração nos seus espectáculos. Era provável que nesses espectáculos participassem artistas Chineses reprimidos no seu país, até que, em 1939, a URSS aceitou a