UMA ANÁLISE PSICOPEDAGÓGICA NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL
I-Introdução
A psicopedagogia é uma ciência que visa investigar o processo de aprendizagem. Hoje essa tarefa tornou-se um grande desafio, pois o ser humano encontra-se inserido em diferentes contextos, o que trás como conseqüência diferentes formas de aprendizagem (OLIVEIRA, 2009).
A psicopedagogia nasceu como uma ocupação empírica pela necessidade de atender as crianças com dificuldades na aprendizagem, cujas causas eram estudadas pela medicina e psicologia. Com o decorrer do tempo, o que inicialmente foi uma ação subsidiária destas disciplinas, perfilou-se como um conhecimento independente e complementar, possuidor de um objeto de estudo (o processo aprendizagem) e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios." (VISCA, 1987, p.7).
Esta ciência pode atuar em dois campos: clinico ou institucional. O foco deste trabalho esta direcionado no campo das intuições, com destaque para escola, local responsável em parte pela formação do ser humano.
O trabalho psicopedagógico institucional é um campo de estudo que vem se desenvolvendo como uma ação preventiva no sentido de promover competências e habilidades para solução dos problemas existentes. Este tipo de atuação possibilita analisar o processo de formação, fortalecendo a identidade do grupo, que aprende no coletivo e transforma a realidade escolar, pois cada sujeito é constituído de estruturas subjetivas e cognitivas, caracterizando uma aprendizagem intrapsiquica. Portanto esse ser que aprende não é fragmentado e sua totalidade é fruto da articulação de várias e diferentes dimensões vividas (OLIVEIRA, 2009; FELDMANN, 2006).
Desta forma, o presente artigo tem como objetivo principal investigar e analisar o perfil psicopedagógico de uma instituição, que apresenta dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de um grupo de alunos repetentes. Visando associar a teoria e a prática, proporcionando reflexões sobre o