Uma análise da proposta do planejamento local como estratégia de desenvolvimento da capital catarinense.
CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
PROFa. EVA DA SILVA CATELA
ACADÊMICOS: ADRIANA SCHWARZ MAFFEZZOLI
ARTHUR FEIJÓ RIBEIRO
GUSTAVO LIMA SOARES
LUIZ CARLOS FEDRIGO ALBUQUERQUE
Uma análise da proposta do planejamento local como estratégia de desenvolvimento da capital catarinense.
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento local e regional dos municípios envolve questões divergentes, conectadas às variadas temáticas e assuntos municipais. As temáticas podem ser relacionadas, por exemplo, a: agricultura; ciência e tecnologia; comércio; cultura; educação; esporte; habitação; indústria; lazer; meio ambiente; saúde; segurança; serviços; sociedade; transporte; turismo; urbano e rural.
O planejamento estratégico municipal pode constituir um instrumento de política pública relevante para o desenvolvimento local e regional, principalmente pelas dificuldades dos recursos financeiros nos municípios, pela obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pela exigência do Estatuto da Cidade e pelas pressões dos munícipes e dos interessados na cidade.
O objetivo inicial deste trabalho é analisar o Plano Plurianual de Florianópolis referente ao período 2006 - 2009, para tanto, consideramos necessário um breve relato histórico sobre as iniciativas de planejamento no Brasil e seus principais resultados. Na seção seguinte pretende-se explorar a teoria acerca do planejamento estratégico e planos plurianuais. Por fim, analisaremos os objetivos e áreas de atuação do PPA 2006 - 2009 e compararemos sucintamente a evolução de alguns pontos e metas com o plano que representa o processo de planejamento local à ser seguido pelos próximos três anos, o PPA 2010 - 2013, de modo a definirmos a alteração dos níveis e destinos das metas de investimentos no decorrer de 8 anos da capital de Santa Catarina.
Observa-se, inicialmente, que a escassez de profissionais