Trabalhos
ELISETE DE LIMA E ELIANE SALETE FILIPPIM
Resumo:
O desenvolvimento de um local depende exclusivamente da participação de todos os atores envolvidos, compreender qual é a natureza e das redes de articulação regional pelo desenvolvimento. Foram adotadas as seguintes etapas: a parte exploratória, a parte de limitações e a parte de analisar e elaboração de relatórios.
O desenvolvimento, em qualquer concepção deve resultar do crescimento econômico acompanhado de melhoria na qualidade de vida.
Para que a população local possam efetivamente participar do planejamento do desenvolvimento, fazem-se necessárias uma educação preparatória e sensibilizá-las para internalizar os aspectos ecológicos do desenvolvimento.
Uma forma de facilitar é melhorar o processo de desenvolvimento é quando os atores buscam através de processos de descentralização maiores facilidades para os processos de desenvolvimentos. O desenvolvimento regional é visto como um processo que transformará a realidade da população que organizada visa a melhoria da qualidade de vida e bem estar social de toda a população de uma região, bem como melhorias sociais e culturais e que as mesmas possam ser compartilhadas por todos os segmentos, respeitando as diversidades sócio-culturais e disponibilizar, democraticamente, o acesso aos serviços públicos oferecidos a toda a população, como saúde, educação, moradia, lazer, entre outros.
1. Introdução
Este estudo buscou investigar a configuração das redes de articulação regional em favor do desenvolvimento no estado de Santa Catarina no período de 2003 e 2008. Desde os anos 90, o desenvolvimento regional vem se intensificando, com expressivo número de instituições que visam reduzir desigualdades regionais por meio de redes de cooperação, de forma a promover a articulação entre a sociedade civil e o poder