Um Toque de Clássicos: MARX, DURKHEIM, WEBER,
Publicidade e Propaganda – 1º período
FICHAMENTO: QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria L. de; OLIVEIRA, Márcia G. M. de. Um Toque de Clássicos: MARX, DURKHEIM, WEBER, 2. ED. Belo Horizonte: ED. UFMG, 2003.
RESUMO
O texto nos fala sobre a o surgimento da Sociologia em meados do século 19, na Europa e as grandes transformações que ocorrem gradualmente, passando muitas vezes, quase que despercebidas para os que não são participantes do meio.
Acontecimentos como a primeira Revolução Industrial, onde grandes fábricas surgiram com certa rapidez, a Reforma Protestante, iniciada no século 16 e a Revolução Francesa onde houve uma confiança maior no ser humano no que diz respeito a levá-lo ao mais alto patamar da evolução, foram importantes para que o mundo tomasse um rumo diferente da qual se tinham projetado. Neste período, vários filósofos deram sua contribuição através de estudos e pensamentos como Montesquieu que trouxe inovações através do conhecimento adquirido em viagens e leituras aos estudos da sociedade, Jean-Jacques Rousseau que legitimou o homem ao afirmar que o mesmo, em seu estado primitivo é “um ser livre”, que por conta de leis, perdeu-a, criando-se assim laços de servidão na vida civil, D’Alembert que nos diz que a partir das sensações, afirmamos nossa existência, Herbert Spencer que foi o difusor do chamado dawinismo social, Saint-Simon que defendia o domínio da natureza no industrialismo, Auguste Comte que foi tido como o pai da Sociologia, e as obras e pensamentos de Marx, Durkheim e Weber que foram fundamentais para configurar as bases da Sociologia.
CITAÇÕES
“As grandes transformações sociais não costumam acontecer de maneira súbita, sendo quase imperceptíveis para aqueles que nelas estão imersos ” (p.9) “de fábricas que se multiplicavam em ritmo acelerado, aproveitando a considerável oferta de braços proporcionada pela gradual deterioração da propriedade comunal.” (p.10) “A confiança