Um sistema novo
- Comprovar experimentalmente os parâmetros de uma fonte de tensão estabilizada.
Materiais utilizados
Nome: Transformador Marca: Sem Marca Fabricante: Sem fabricante Procedência: Brasil Nome: Diodo Zener
Marca: 1N4742A
Fabricante: Sem fabricante
Procedência: Brasil
Nome: Fonte variável Marca: Minipa Fabricante: Minipa Procedência: Brasil
Nome: Multímetro Marca: Minipa Fabricante: Minipa Procedência: Brasil
Nome: Resistores
Marca: Sem Marca
Fabricante: Desconhecido
Procedência: Sem Procedência
Introdução
Estudam-se alguns tipos de fontes de tensão mostradas em laboratório através de circuitos experimentais. Usam-se as teorias dos componentes estudados anteriormente tais como resistores, capacitores, diodos e outros semicondutores.
No estudo sobre fontes de tensão, são utilizadas algumas teorias do funcionamento de transformadores além de suas aplicações e a forma de ligação. Nesta aplicação têm-se mais a fundo o diodo Zener e sua função de estabilizar a tensão. Além de conhecer seu funcionamento na prática através dos circuitos experimentais utiliza-se ainda o capacitor funcionando como filtro capacitivo através de teoria e prática.
Entende-se nesse estudo, a transformação de corrente alternada da rede elétrica para a corrente contínua que alimenta os circuitos sem o risco de danificar componentes, através do estudo da função de cada componente da fonte e da analise do circuito e como se comporta a corrente em cada componente.
Transformador O transformador é um componente de grande importância na área elétrica e eletrônica por poder ser aplicado nos mais diversos circuitos com as mais diferentes limitações.
Existem dois tipos de transformadores, os elevadores e os abaixadores. Na verdade o funcionamento é o mesmo, o que muda é só a relação de espiras. O transformador é dividido basicamente em dois enrolamentos, o primário e o secundário e cada um deles possui uma quantidade de espiras