Novo sistema de cambio
MBA EM GESTÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
O NOVO SISTEMA DE CÂMBIO DO BRASIL
Murilo Frare Migliorini
Santo André
Outubro/2011
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
MBA EM GESTÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
O NOVO SISTEMA DE CÂMBIO DO BRASIL
Trabalho apresentado à disciplina: Gestão de Operações de Câmbio, ministrada pelo professor Marcelo Ferreira Lima, para obtenção parcial de nota no curso MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, turma GNI ABC 14, da Fundação Getúlio Vargas – FGV/Strong.
Santo André
Outubro/2011
1. O SISTEMA ATUAL DE CÂMBIO - SISBACEN
O Sisbacen/Câmbio, instituído em 1985, foi um marco na automatização do Sistema Financeiro Nacional, possibilitando ao Banco Central a captação das informações referentes ao mercado de câmbio de forma tempestiva, o que foi fundamental para o adequado gerenciamento e efetividade da política cambial, principalmente nos momentos de dificuldades enfrentadas pelo País na área externa. Embora já tenham ocorridas muitas adaptações no sistema originalmente implantado, a estrutura básica e os seus princípios de funcionamento ainda são os mesmos, após 25 anos de existência.
Nos últimos anos, as novas condições da economia brasileira no cenário internacional permitiram a implementação de um processo contínuo de liberalização e simplificação das regras e procedimentos relacionados ao mercado de câmbio, tendo sido promovidos importantes aperfeiçoamentos na estrutura regulatória do mercado brasileiro.
Podemos citar alguns dados do Sistema Atual de Câmbio do Brasil
• Sistema instituído em 1985. • Instituições autorizadas a operar no mercado: 172. • Usuários do sistema em todas as dependências: 7.000. • Operações/dia: 19.000 (primário) e 2.000 (interbancário). • Eventos/dia: 48.000 (primário) e 4.000 (interbancário). • Giro diário (primário): US$ 4